topo

topo

domingo, 5 de julho de 2015

Dá para viajar com passaporte próximo ao vencimento?

Passaporte
Eu já disse no post "como renovar o seu passaporte" quais os passos necessários para isso e que, na verdade, não se trata de renovação e sim de emissão de um novo documento de viagem.

A validade do passaporte no Brasil é de 5 (cinco) anos, podendo você "touristar" tranquilamente neste período por vários destinos. Para os menores de 4 anos a regra funciona assim:

0 a 1 ano - validade por 1 ano;
1 a 2 anos - validade por 2 anos;
2 a 3 anos - validade por 3 anos;
3 a 4 anos - validade por 4 anos;
acima de 4 anos - validade por 5 anos.

Mas uma coisa que preocupa muito as pessoas é quando a data de vencimento do passaporte está próxima e é aí que surge a dúvida: dá para viajar? qual o período que devo considerar de validade do meu passaporte para circular sossegada por aí?

A verdade é uma: data de vencimento = validade até ela. Está válido, ok!!

Mas alguns países exigem que o seu passaporte tenha pelo menos 6 meses de validade da data do retorno da sua viagem, sendo certo que em alguns outros pontos pelo mundo, como por exemplo Itália e Portugal, a validade exigida é de apenas 3 meses da data do retorno.

Sendo assim, verifique qual a exigência do país do seu destino antes da compra da sua viagem para evitar surpresas desagradáveis ou transtornos desnecessários ao momento com a validade de seu documento.
E você? Já teve algum problema com isso? Deixe um comentário contando para a gente a sua experiência e/ou recomendação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar esse post.
Caso queira receber a resposta e acompanhar demais comentários desta postagem, inscreva-se por e-mail no link abaixo do box para os comentários.
OBS: para esta opção, você tem que comentar "logado" ok?
Volte sempre!